Contribuições – MODA RIO – SINDIROUPAS
UTF-8
Sistema FIRJAN
MENUMENU

Contribuições

1- Qual é a diferença entre a contribuição associativa e a contribuição sindical?

A contribuição associativa é mensal e a contribuição sindical é anual. A contribuição associativa possibilita que o sindicato ofereça aos associados serviços além da obrigatoriedade legal como representante da categoria. Ela garante a ampliação do menu de benefícios voltados para o desenvolvimento das empresas por meio do aumento da sua competitividade, produtividade e da qualidade de vida dos trabalhadores.

Para a emissão da guia de contribuição associativa do Moda Rio, clique aqui.

Saiba mais sobre a defesa de interesses e os benefícios oferecidos pelo sindicato.

2- Qual é a importância da contribuição sindical?

A contribuição é fundamental para que o sindicato possa atuar e fortalecer as indústrias junto às esferas governamentais, nas negociações coletivas de trabalho e contribuir para a melhoria do ambiente de negócios empresarial. Evidencia-se esta importância cada vez que o sindicato obtém conquistas para seu setor empresarial; as vantagens obtidas da negociação ou participação junto ao órgão do Poder Executivo ou Judiciário são estendidas, via de regra, a todos que fazem parte da mesma classe econômica, indistintamente.

3- Quando pagar a contribuição sindical?

Uma vez por ano.

4- Qual entidade sindical representa a categoria econômica da minha empresa?

Deve-se observar a definição da atividade econômica do empreendimento descrita no contrato social da empresa e sua localidade. No caso de a empresa exercer várias atividades, deve prevalecer a atividade predominante. Portanto, para esclarecer a qual sindicato sua empresa deve contribuir, certifique-se primeiro qual o sindicato representa a categoria econômica de sua empresa e se base territorial do sindicato abrange o município onde está localizada sua empresa.

O Moda Rio representa as empresas de confecção dos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Itaguaí, Magé, Teresópolis, Nilópolis, Itaboraí, Rio Bonito.

5- Como é feito o cálculo do valor da contribuição sindical?

A contribuição sindical reflete sobre o capital social da empresa. Seu cálculo é elaborado de acordo com a tabela apresentada anualmente pela Confederação Nacional da Indústria. Para acessar a Tabela de Contribuição Sindical, clique aqui.

6- Onde imprimir a guia de pagamento?

A emissão da guia de contribuição sindical patronal pode ser feita através do link http://sindical.sistemaindustria.org.br.

 

Compartilhe: