Startup lança biomaterial feito de micélio que imita couro – MODA RIO – SINDIROUPAS
UTF-8
Sistema FIRJAN
MENUMENU

NOTÍCIAS

Startup lança biomaterial feito de micélio que imita couro



A startup de materiais Bolt Threads lançou Mylo, um novo biomaterial que imita couro feito de micélio, as raízes de um cogumelo. Para esta inovação têxtil, a empresa continua seu trabalho com a estilista Stella McCartney, que está lançando um novo estilo da icônica bolsa Falabella feita a partir do biomaterial. A Thread Threads desenvolveu seu patenteado “couro vegano”, criando ótimas condições de crescimento para que as células micélicas se auto-montem em um material semelhante a couro animal.

O têxtil foi desenvolvido em colaboração com a Ecovative, uma startup sediada em Nova York que inicialmente criou a tecnologia de cogumelo para embalagem. Não é apenas sustentável do ponto de vista da matéria-prima, mas também pode ser tingido com chá, que há muito tempo é um agente tingidor natural.

“É o momento certo para mostrar ao mundo que somos mais do que apenas seda de aranha”, disse Dan Widmaier, co-fundador e CEO da Bolt Threads, em seu site. Widmaier, que tem PhD em química e biologia química, está constantemente desenvolvendo novos materiais com sua equipe no laboratório da empresa em pequena escala, e o couro de micélio e seda de aranha são apenas o começo.

A bolsa Falabella de Stella McCartney feita de couro Mylo (Foto: reprodução)

Ele se refere a Threads Bolt como se tornando uma “plataforma” que pode lançar um número infinito de novos materiais inspirados pelas infinitas oportunidades na natureza. Seu slogan é “melhores materiais para um mundo melhor“. A bolsa de Stella McCartney feita de Mylo estará em exibição na exposição “ Fashioned from Nature ” de Victoria & Albert Museum, em Londres, no dia 21 de abril.

McCartney ainda não tem planos de colocar a bolsa à venda, apesar de sua empolgação em investigar em tecnologias sustentáveis. A versão da bolsa de couro Mylo da Thread Threads estará disponível para pré-encomenda em junho. Este é o segundo lançamento de material da Bolt Threads, tendo introduzido o Microsilk, uma seda de aranha sintética produzida em laboratório em 2017.

Para mostrar o potencial do material, cuja composição é mais forte que o aço, mas super suave, a startup lançou uma gravata e um chapéu. Em seguida, introduziu sua  parceria com McCartney por meio de um vestido feito de material que mostrava o mesmo nível de fluidez que a seda original. Esse vestido fez parte de uma exposição no MoMa em Nova York em outubro do ano passado.

Fonte: Stylo Urbano

Compartilhe: